• Seu filho tem mordida aberta ou mordida cruzada?

    Trate precocemente com um especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares.

    Se você ronca, pode ter apneia. Melhore sua vida! Os aparelhos da Ortopedia Funcional dos Maxilares podem auxiliar no tratamento.

     

  • Ortopedia Funcional dos Maxilares

    O que é?

    A Ortopedia Facial dos Maxilares é uma expecialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular. Tais disfunções podem ser corrigidas com uso de aparelhos removíveis, o tratamento não deve causar dor e é executado quase sempre sem extração de dentes.

    Como é o tratamento?

    Os aparelhos utilizados na Ortopedia Funcional dos Maxilares produzem estímulos, e o cérebro responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim a estética da face e as funções exercidas pela boca são reestabelecidas trazendo de volta o equilíbrio do sistema bucofacial.

    Que idade abrange o tratamento, e quem pode relizá-lo?

    Atualmente, não existe idade preestabelecida para iniciar o tratamento, mas é importante salientar que resultados mais satisfatórios são obtidos quanto mais jovem for o paciente, já que esta terapêutica tem ação muito importante na dentição de leite e/ou mista (presença de dentes de leite e permanentes nas arcadas), quando a face e as arcadas estão em formação e necessitam de estímulos para que haja modificações estruturais (ósseas) no paciente, corrigindo problemas que se tornariam sérios mais tarde. A ortopedia trabalha em conjunto com o crescimento, sendo assim, ela é bastante efetiva durante o crescimento facial, mas isso não significa que adultos não possam ter um tratamento eficaz.

    Razões que justificam o tratamento precoce em Ortopedia Funcional dos Maxilares:

    • Evitar problemas periodontais e psicossociais;
    • Evitar processos de desgaste e/ou fratura dos dentes;
    • Evitar acomodação anormal da musculatura;
    • Garantir estabilidade oclusal (função mastigatória);
    • Melhorar as condições de crescimento e desenvolvimento;
    • Corrigir problemas de respiração, mastigação, deglutição e fonação.

    Quanto tempo dura o tratamento?

    O tempo de tratamento varia de acordo com a idade do paciente, bem como o tipo e grau de comprometimento e desequilíbrio dos maxilares diagnosticado pelo profissional.

    Sinais e sintomas observáveis e tratáveis

    Entre os sinais e sintomas observáveis e que podem ser tratados pela Ortopedia Funcional dos Maxilares, estão as dores na face ou nos maxilares, quixo saliente, dentes tortos, dentes apinhados, dentes da frente que não se tocam, dentes superiores da frente que cobrem os inferiores ("queixo de bruxa"), dentes salientes ou queixo retraído (para trás), mordida cruzada atrás, labios normais que se mantêm abertos, lingua entre os dentes da frente, mandíbula retraída (para trás), mandíbula protruída (para frente), apnéia do sono, bruxismo (ranger os dentes durante o sono), barulho feito pelo maxilar durante a mastigação, dores de cabeça, zumbido do ouvido, dor de ouvido, entre outros