Principais dúvidas sobre Articulação Temporomandibular ATM
O que é ATM?
ATM é a abreviatura de "Articulação Temporomandibular". Essa articulação situa-se logo à frentedo ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.
Qual é a principal característica de um paciente que tem problemas de ATM?
O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique), normalmente acompanhadode dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. A ausência de dor não é sinalde normalidade. O estalido (clique), por si só, já traduz problemas nas ATMs.
Quais as principais causas dos problemas de ATMs?
Toda e qualquer doença necessita de mais de um fator para a sua ocorrência. O fator principaldeve ser acompanhado dos fatores que contribuem, modificam ou perpetuam a doença. No casoda disfunção das ATMs, acredita-se que o fator principal seja a maloclusão (relacionamentoinadequado entre os dentes da maxila e mandíbula), sendo o "stress", os hábitos parafuncionaise algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seuaparecimento. Contudo, sabe-se que a ordem dos fatores principais e secundários pode alterar-se, havendo diferentes pesos no julgamento de quem é o agente iniciador da disfunção.
Por que acontece o estalido (clique) nas ATMs?
Entre as faces articulares dos ossos que compõem as ATMs (osso temporal e côndilo damandíbula), existe uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principaisfunções são amortecer e amoldar as superfícies ósseas incongruentes da articulação, evitando traumas e desgastes prematuros.Quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica, acontece o estalido (clique),notado nos movimentos mandibulares, tais como: falar, mastigar, cantar, bocejar etc.
Por que o problema de ATM pode causar dor de cabeça?
As dores de cabeça provenientes das disfunções de ATM, em geral, não são propriamentede cabeça: são dores nos músculos que envolvem a cabeça. Posições posturais viciosas,relacionamento dental inadequado, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao "stress",normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, da cabeça e dopescoço.
Por que o problema de ATM pode causar dor de ouvido?
A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o localde origem da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM. Como diagnósticodiferencial, as disfunções das ATMs não manifestam febre, não eliminam secreção pelos ouvidos enão são acompanhadas por quadros infecciosos das vias aéreas superiores.
Existe relação entre dentes e ATM?
Sim. O "encaixe dental" (oclusão) é responsável pela posição do côndilo (cabeça da mandíbula)dentro da articulação. Ocluir os dentes mais para a frente, para trás ou para os lados traz conseqüências para as ATMs. O ideal é que a oclusão tenha um relacionamento adequado,para manter côndilo e disco articular harmônicos e bem posicionados entre si, a fim de que aarticulação seja saudável.
Qual é o tratamento indicado?
Promover uma oclusão dentária que permita um bom relacionamento entre as estruturas da ATMe remover os fatores que possam estar associados ao problema.
Quais são as conseqüências do não-tratamento?
A disfunção temporomandibular é uma doença que, depois de instalada, é quase sempreprogressiva. O que não se consegue determinar com exatidão é a sua velocidade de progressãoe as suas conseqüências. Portanto, o ideal é o tratamento precoce, que certamente proporcionamelhores soluções e resultados.
O que é dor orofacial?
Dor orofacial pode ser definida como uma dor que acomete a região orofacial, ou seja, a boca,a face, a cabeça e o pescoço. São dores que podem ocorrer devido a problemas musculares,da articulação temporomandibular (ATM), dos dentes, dos vasos sanguíneos e/ou dos nervos.Dentre as condições dolorosas mais comuns da região orofacial, destacam-se as dores de origemmúsculo-esquelética, mais conhecidas pelo termo disfunções temporomandibulares (DTMs).
O que é DTM?
DTM é um termo que inclui um número de problemas clínicos que envolvem a musculaturamastigatória, a ATM e estruturas associadas, ou ambas. Pode gerar dores de cabeça, cansaçomuscular, dor nas ATMs, dores próximas à região do ouvido, dores na região do pescoço, mordidainstável e/ou dificuldade de mastigação.
Quais são os sintomas mais comuns?
Dor na região do ouvido sem infecção, dor ou desconforto na região da ATM mais comumenteao acordar ou no final da tarde, dor na ATM durante a fala ou a mastigação, dificuldade paraabrir ou fechar a boca, cansaço nos músculos da face e/ou da mastigação, sensibilidade dentáriaquando não há nenhum problema aparente.
O que pode causar DTM?
Cada indivíduo engole cerca de 2.000 vezes por dia, o que gera o contato dos dentes superiores einferiores. Assim, situações como mordida instável, dentes perdidos, mau alinhamento dentário,apertamento e/ou rangido dos dentes (também conhecido como bruxismo), trauma na cabeça ouno pescoço e má postura podem causar problemas, pois os músculos têm de trabalhar mais paracompensar essas falhas. Assim, os músculos podem entrar em fadiga e alterar toda a função dosistema mastigatório, causando dor e desconforto.
O que é o bruxismo?
Bruxismo é o apertamento ou rangido dos dentes, que pode ocorrer enquanto o indivíduo estáacordado ou dormindo. É uma atividade danosa ao sistema mastigatório, pois pode gerar desgastedos dentes ou dor muscular, entre outros problemas. Indivíduos com dentes desgastados,portanto, necessitam de uma avaliação para verificar se possuem quadro de bruxismo ativo e sehá necessidade de tratamento. É importante ressaltar que alguns medicamentos podem induzirou agravar essa situação.
O que eu posso fazer para tratar a DTM?
A maioria dos casos pode ser tratada pela promoção de repouso das articulações e dos músculosmastigatórios. Isso pode ser conseguido por meio de manobras odontológicas, como por exemplo,a confecção de placas oclusais, utilização de medicamentos e, fundamentalmente, pela aquisiçãode novos hábitos saudáveis. Em muitos casos, o paciente pode apresentar melhora com manobras simples, como adoção de dieta com alimentos macios, exercícios físicos para os músculosda mastigação, educação das funções mastigatórias, compressas quentes e frias e controledo apertamento dentário. Em casos muito específicos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
A DTM é permanente?
Essa condição é episódica e pode ocorrer em fases de estresse ou após algum evento físico (comoum trauma) ou emocional. É fundamental, entretanto, que o paciente procure por tratamentopara que a dor não se torne crônica (de longa duração), o que torna o tratamento muito mais difícil e complexo.
Registre-se e tenha mais informações
Tel: (12) 3913.1412 (12) 3923.2525
Tim / WhatsApp: (12) 98170.9043
E-mail: shinozakiodontologia@bol.com.br
Rua Euclides Miragaia, 700 - Sala 55 Centro
São José dos Campos -SP
Cep: 12245-820
Especialistas em Implantodontia e Ortodontia & Ortopedia Facial.
Atuação nas áreas de Laserterapia e Disfunção Temporomandibular.
Odontologia Estética e Restauradoura.
Tel: (12) 3913.1412 - (12) 3923.2525
Tim / WhatsApp: (12) 98170.9043
E-mail: shinozakiodontologia@bol.com.br
Endereço: Rua Euclides Miragaia, 700 - Sala 55
Centro - São José dos Campos -SP
Cep: 12245-820